O aparente bem estar de um jovem, nomeadamente o viver tudo bem, podem esconder um grande sofrimento interior...

Se tens entre 10 e 21 anos de idade e estás a pensar seriamente em suicídio, podes dirigir-te ao NES - Serviço de Psiquiatria Piso 4 Hospital de Santa Maria de Lisboa de 2ª a 6ª feira das 11h às 13h.
Poderás em todos os casos e em qualquer idade recorrer à urgência do serviço de psiquiatria da tua área de residência.


"O aparente bem estar de um jovem, nomeadamente o viver ‘tudo bem', podem esconder um grande sofrimento interior, que só uma relação de maior proximidade poderá detectar. Estejamos, pois, atentos à nossa volta, para tentarmos evitar um gesto fatal. Se porventura ele acontecer, devemos interrogar-nos em silêncio sobre o que terá falhado e divulgar os serviços de ajuda já existentes no nosso país, de modo a evitar outras mortes"

(Daniel Sampaio, 1999, in revista Adolescentes, nº 11, ano 3, pág. 10)

 

meia cara

 

Se está a pensar muito seriamente em suicídio, o mais importante é FALAR COM ALGUÉM.
Não tente resolver o problema sozinho(a). Não hesite em PEDIR AJUDA agora mesmo.
Contacte com alguém.

 


"A autodestruição surge após múltiplas perdas, fragmentos de dias perdidos ao longo dos anos, rupturas, pequenos conflitos que se acumulam hora a hora, a tornar impossível olhar para si próprio. O suicídio é uma estratégia, às vezes uma táctica de sobrevivência quando o gesto falha, tudo se modifica em redor após a tentativa. E quando a mão, certeira, não se engana no número de comprimidos ou no tiro definitivo, a angústia intolerável cessa naquele momento e, quem sabe, uma paz duradoura preenche quem parte. Ou, pelo contrário e talvez mais provável, fica-se na dúvida em viver ou morrer, a cabeça hesita até ao último momento, quer-se partir e continuar cá, às vezes deseja-se morrer e renascer diferente."

(Daniel Sampaio, 2000, em Tudo o que Temos Cá Dentro, pág. 152)




 
 
Newsletter
 
Nome
Email
 
 
 
 
XXII Encontro da Adolescência
 
O que é o suicídio?
 
Quais são os sinais de alarme?
 
O que fazer?
 
Contactos
 
Qual a origem das fotografias do site do Nes?